A regra de 2 minutos para cintilografia ossea



A duraçãeste da aquisiçãeste das imagens é por 30 minutos, não é necessário de que este paciente faça jejum e não é necessária a suspensão do uso do medicamentos. Após a injeçãeste do radiofármaco, é necessário aguarda de 2 a 4 horas de modo a qual haja absorçãeste óssea do material, nesse período é recomendado que este paciente se hidrate bem de modo a eliminar este resto do radiofármaco de que não se localizou nos ossos.

Será realizada injeção na veia utilizando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado usando tecnécio). A dose de radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), usando probabilidade quase nula do reação alérgica.

Fase de fluxo sanguíneo: O radiofármaco é injetado na veia do paciente com este precisamente já posicionado na câmara de cintilação. Estas imagens duram aproximadamente 2 MOMENTOS.

Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestão por amplamente liquido, devendo aguardar de 3 à 5 horas para o incio da aquisição DE imagens.

Nãeste é necessária a permanência do paciente na clínica durante este intervalo entre a fase de equilíbrio e a fase tardia. As imagens desta última fase duram aproximadamente 25 MOMENTOS.

A graduação foi fabricada através da comparaçãeste usando o lado oposto, a ser a captação considerada discreta quando mal ligeiramente maior qual a do lado oposto e assim sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes utilizando seguimento maior do qual três anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material do síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando o grau do captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a ESTILOçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Fins Em seis pacientes usando HIB, as fases do fluxo e equilíbrio pelo local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em 1 (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste usando PP, a fase do fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em um (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes usando PP, utilizando discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em um (,%), moderada remodelaçãeste óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste por HIB há mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelação óssea, usando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Basicamente consiste na injeçãeste na veia por radiotraçador ósseo (difosfonados) de que permite o rastreamento do esqueleto tais como 1 todo.

Em quatro pacientes (2 utilizando HIB e 2 usando PP) o material por fixaçãeste foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes usando HIB (n os e seis) a TC evidenciou FORMATOçãeste por calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou somente discreta remodelação óssea pelo local da fratura (figura ). Nos dois pacientes tratados usando PP a TC mostrou FORMATOçãeste do 1 calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos dois MODOS do material de síntese HIB DISCUSSÃEste As fraturas diafisárias do fêmur sãeste, geralmente, secundárias a traumatismos por Colossal vigor (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliação cintilográfica dessas fraturas é rara na literatura (seis,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes para avaliação e seguimento desses pacientes, tais como a vascularizaçãeste e remodelação óssea do local da fratura (oito). Este procedimento proposto pela AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a reduçãeste anatômica dos 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste,

Caso seu mfoidico (a) tenha solicitado ou se o mé especialmentedico nuclear do CERMEN achar necessário, pelo momento da injeção será realizada a análise de fluxo sanguíneo, com obtençãeste do imagens de que durarão cerca site aqui por 5 minutos.

Lembre-se: o exame é contra-Correto em mulheres gestantes ou em amamentaçãeste. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentaçãeste e o contato íntimo usando a criança por pelo mínimo 24 horas após o exame.

Sim. Os riscos são mínimos e relacionados exclusivamente a probabilidade por reação adversa a medicamentos (incluindo reaçãeste alérgica), a ser o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste Ainda mais verificada, não se observando nenhuma reação grave qual necessite de hospitalizaçãeste ou qual cause sequela para saúdo.

Download "Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada de implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Cintilografia é o nome genérico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade de medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, que é o principal fenômeno no processo de formaçãeste da imagem, a partir da radiaçãeste emitida pelo órgãeste de que está a ser examinado. Para que os variados órgãos do nosso corpo possam ser examinados, é necessário criar com qual ESTES materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. Para isso, utilizamos elementos radioativos que apresentam afinidade natural ou qual esses elementos estejam ligados a substâncias de que tem afinidade por esses órgãos.

Endereço para correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviçeste de Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + 9 -, Recebido em //. Aprovado para publicaçãeste em 9//. Copyright RBO lográficas moderadas e MANEIRAção anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB indicam de que o presente Género de fixaçãeste leva a menor exigência mecânica do calo ósseo usando remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando tua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto não ocorreu nos clique no site pacientes utilizando PP, talvez devido a uma elevado movimentação Destes fragmentos ósseos permitida por o presente material. Esta movimentação sugere de que o tipo do fixação talvez nãeste seja este mais fisiológico, nãeste proporcionando à fratura condições adequadas para se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

A cintilografia óssea permite a detecçãeste precoce por qualquer condição que aumente este metabolismo dos ossos, dentre os quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *